Uma operação conjunta das polícias civis de Pernambuco e Alagoas resultou, na tarde do sábado (15), na prisão de Emanoel Messias Ferreira, conhecido como “Menininho”, acusado de liderar uma organização criminosa e de cometer diversos homicídios na região do Agreste pernambucano. Ele foi capturado na Praia de Maragogi, em Alagoas.
A operação foi coordenada pelas 15ª e 18ª Delegacias Seccionais (Desecs) da Polícia Civil de Pernambuco, com apoio do Núcleo de Inteligência do Agreste, da Polícia Civil de Alagoas e do 6º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Primeira Vara Criminal de Lajedo e pela Vara Criminal de São Bento do Una.
“Menininho” vinha sendo investigado por uma série de assassinatos brutais em municípios como Lajedo, Sanharó, São Bento do Una e Pesqueira. No período de menos de dois dias, ele teria executado um casal e outros dois indivíduos, com extrema violência, incluindo disparos na cabeça. Acredita-se que pelo menos 10 homicídios, entre novembro de 2024 e março de 2025, possam ser atribuídos a ele.
Segundo as investigações, “Menininho” e dois comparsas se passavam por policiais para invadir residências, sequestrar vítimas e levá-las para execuções. O objetivo seria consolidar seu domínio no tráfico de drogas e eliminar rivais na região.
A prisão foi resultado de uma força-tarefa das delegacias envolvidas, incluindo a de Jupi, que atuaram de forma ininterrupta para capturar o criminoso.
Após ser detido, Emanoel Messias passou por audiência de custódia em Alagoas e será transferido para Pernambuco, onde permanecerá à disposição da Justiça.