Santa Cruz Online - Portal de Notícias

Pernambuco teve mais 52 mil roubos e furtos de celulares em 2024; veja como cadastrar no Alerta Celular

Pernambuco fechou o ano de 2024 com o registro de 52.143 celulares roubados ou furtados. Houve uma redução de apenas 1,1% em relação a 2023, quando a polícia somou foram 52.719 ocorrências. Os dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

O Alerta Celular é uma ferramenta criada para auxiliar no combate ao roubo e furto dos celulares em Pernambuco. 

O programa, coordenado pela SDS, permite que os cidadãos registrem os celulares no sistema, o que possibilita que a polícia identifique, nas abordagens, aqueles aparelhos que foram roubados ou furtados. 

O processo de cadastro no sistema Alerta Celular é gratuito.

Após o preenchimento, o aparelho estará registrado no sistema. Vale lembrar que o cadastro não substitui o registro do boletim de ocorrência, que deve ser realizado para que a polícia ative o alerta.

Em 2024, por exemplo, foram recuperados 11.128 celulares roubados, somando um total de 77.787 aparelhos desde a criação do programa, em 2017.

As equipes de atendimento esclarecem dúvidas sobre como cadastrar o celular, além de orientar sobre como registrar boletins de ocorrência em casos de roubo ou furto.

As ações acontecem ao longo da semana, sem horário ou datas definidas. Phillip César, gerente-geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, destaca que o sistema também é uma ferramenta de apoio que facilita as investigações policiais.

Durante as abordagens, as polícias Civil e Militar podem consultar o IMEI dos aparelhos encontrados para verificar se há registro de roubo ou furto.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp

ÚLTIMAS MÁTERIAS

Suspeitos de participar de tentativa de latrocínio são detidos pela PRF em Caruaru

Na tarde desta terça-feira (3), três homens foram detidos e um revólver calibre .38 foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma abordagem a um veículo na BR-104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

A ação ocorreu após informações repassadas pela Polícia Militar, indicando que um homem havia sido alvo de uma tentativa de latrocínio ao chegar à Caixa Econômica Federal de Custódia, no Sertão. O suspeito do assalto efetuou três disparos de arma de fogo contra a vítima, mas não a atingiu, fugindo em seguida com dois comparsas.

O veículo utilizado pelos suspeitos foi interceptado no Km 43 da BR-104 por equipes da PRF, que realizaram a abordagem. Durante a revista, os agentes encontraram: Um revólver calibre .38 com duas munições, escondido no painel do carro; Três celulares; Três carteiras; Um boné semelhante ao usado no crime; Um capacete e a chave de uma motocicleta, que teriam sido utilizados na tentativa de latrocínio.

Os três suspeitos confessaram a participação no crime e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru, onde ficarão à disposição da Justiça.

Polícia Militar prende quatro homens por tráfico de drogas no Ibura de Baixo, Recife

Na noite da terça-feira (4), policiais militares do 19º BPM prenderam quatro homens por tráfico de entorpecentes em uma área de casas abandonadas, na comunidade Vila do Sesi, no Ibura de Baixo, Recife. Segundo as autoridades, o local vinha sendo utilizado como depósito de drogas e ponto de fracionamento de entorpecentes.

A operação foi desencadeada após denúncias de populares, que informaram sobre a movimentação suspeita no local. Durante a abordagem, os policiais localizaram uma casa com um forte cheiro de maconha e diversos pacotes da droga espalhados pelo chão. Um dos suspeitos tentou fugir, mas foi capturado pelos agentes.

Na ação, foram apreendidos: 32kg de maconha em tabletes; 2.050 porções fracionadas de maconha (big-bigs); 80g de farelo de crack; Seis balanças de precisão; Quatro celulares.

Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Boa Viagem, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. As investigações seguem para identificar outros envolvidos na atividade criminosa.