Na manhã desta terça-feira (8), uma operação integrada entre o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), o Núcleo de Inteligência e Malhas da Lei do 22º Batalhão da Polícia Militar, além da Polícia Civil, resultou na morte de três homens suspeitos de integrarem o crime organizado. A ação foi realizada na região de Surubim e Casinhas, no Agreste de Pernambuco.
Entre os mortos está Adeilson Mendonça Batista, de 39 anos, apontado pelas autoridades como o principal líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Pernambuco. Contra ele pesavam dois mandados de prisão, sendo investigado por envolvimento direto e indireto em diversos homicídios. Segundo informações policiais, Adeilson era considerado de alta periculosidade e exercia comando sobre uma rede criminosa ativa na região.

Durante a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros por integrantes da facção criminosa, que tentaram escapar por uma área de mata. Após troca de tiros, Adeilson e seus comparsas — Victor Santos de Lima, de 25 anos, e Felipe José de Santana, de 22 — foram atingidos. Os três chegaram a ser socorridos para o hospital local, mas não resistiram aos ferimentos.
Na ação, os policiais apreenderam três armas de fogo, munições intactas e deflagradas, grande quantidade de drogas, veículos utilizados no tráfico, materiais ilícitos, além de um fardamento da Polícia Militar de Pernambuco e um distintivo da Polícia Civil. Segundo a polícia, os itens poderiam ter sido utilizados para ações criminosas com uso de disfarces.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Surubim, que dará continuidade às investigações. Os corpos dos três envolvidos foram levados ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.